30 de nov. de 2008

Quer ver acidente?

É impressionante a vontade que o ser humano tem de ver acidentes. Em esportes de ação, as cenas mais procuradas pelo público em geral são as de acidentes, "imagens espetaculares"! Estas imagens, ou servem para virar piada, "videocassetadas", ou para mostrar sangue de gente mesmo. Quando ocorre um acidente automobilístico nas estradas, o trânsito fica lento porque os "curiosos" diminuem a marcha (ou param) para ver sangue. Um absurdo. Como praticante de esportes mais radicais, tenho outra forma de encarar estes momentos. Me coloco no lugar do acidentado. Perde a graça. Dor, ferimentos, tristeza, prejuízos materiais, propaganda negativa do esporte, etc. Mas este sou só eu (talvez você que está lendo possa pensar assim também). A maioria quer ver gente quebrada. O vôo livre é um esporte que aparece na mídia quando há acidentes. Se teve campeonato mundial no Brasil, se o Brasil tem uma equipe disputando as primeiras colocações, ninguém sabe... Mas se morre algum piloto, mesmo desconhecido, sai a notícia em todos os jornais. Se tem cena filmada então, perfeito! É um absurdo, mas temos que conviver com isso. A idéia do desafio, de superar limites, de coragem, por sí só nem sempre atrai público. Veja um exemplo prático: Escrevi este texto em 23/11/2008 e até esta data tenho 122 videos publicados no YouTube. Desde 04/02/2007, estes 122 videos foram responsáveis por 64.183 acessos. Uma média de 526 acessos por video. Mas na realidade não é assim que as coisas funcionam. O meu video que tem maior acesso é o que está a seguir, Quase Acidente é o nome dele, 16.104 acessos (25% do total dos acessos). Campeão disparado. O video, filmado pelo Rangel, trata de uma decolagem minha num vôo duplo de asa delta na rampa de Nova Petrópolis/RS onde quase fiquei nas árvores. Quase. Talvez se eu estivesse me arrebentado todo, tudo filmado, seria sucesso total! Campeão da categoria! Não podemos mudar o mundo mas se cada um tiver atitudes de mudança algo maior pode acontecer. Portanto, ao cruzar por um acidente, seja ele qual for, coloque-se no lugar do acidentado. Procure ajudar os acidentados, aprender com o ocorrido e não apenas se divertir com o ocorrido dando risadas das caras das vítimas.
Em breve aqui no Top Wings postagem com detalhes desta decolagem com a visão do piloto (eu) sobre as causas deste quase acidente. No video não é possível ver o vento, rotor e os procedimentos normais para um vôo duplo de asa delta.

29 de nov. de 2008

Fofinha indecisa

Ou esta gordinha se levanta logo na prancha de surf ou vai encarar uma vaca! Pamela Neswald, que fez esta pintura, deve saber a resposta.

28 de nov. de 2008

Waimea

É assim que o John Severson descreve Waimea Bay. Uma morra lotada de surfistas botando pra baixo. Ondas enormes, bem maiores que as palmeiras da praia. Foi em Waimea que surgiu o surf em ondas grandes. O grande desafio de todo o surfista, domar as maoires ondas surfáveis. Vencer o medo de encarar estes monstros marinhos.

27 de nov. de 2008

Voando alto

A galera do windsurf sonha em voar com seu equipamento. Acelerando e ganhando velocidade com o vento, basta uma marola pela frente que rola um vôo. É verdade que o rapaz da foto ao lado caprichou na decolagem. Tomara que seu pouso seja tão legal como o vôo...

26 de nov. de 2008

Banho de ouro

E esse visual de dentro de um tubo? Não parece que é feito de ouro? Mais uma foto do fotógrafo de surf Joaquin Mallmann.

25 de nov. de 2008

Windfinder

Foi adicionda mais uma fonte de informação de condições meteorológicas no Top Wings. Repare que na barra lateral direita do site, na área de informações meteorológicas, aparece um gráfico como o abaixo só que em escala menor. Trata-se de um informativo do Windfinder, sobre as condições atuais de vento em Porto Alegre. Para quem veleja no Guaíba uma ferramenta muito legal e útil. É uma indicação da direção e intensidade do vento. As setinhas vermelhas na parte superior do gráfico indicam a direção do vento. A unidade de medição de vento mais convencional para quem veleja é nós (knots). É a unidade da esquerda do gráfico. Portanto, a partir de agora é possível saber on-line, hora a hora, as condições do vento em Porto Alegre pelo site Top Wings! Bom velejo!

Campeonato Gaucho de Slalom 2009

Renato Pozolo da Raia 1 convida a galera para um velejo de competição para este fim de semana:

AVISO DE REGATA

CAMPEONATO GAUCHO DE WINDSURF SLALOM 2009

LOCAL: Raia 1 - Windsurf - Kitesurf - Porto Alegre - RS

DATA: 29 e 30 de novembro/2009

PROGRAMAÇÃO:

Dia 29 - sabado
14:00hs - Largada da primeira regata do dia.
19:00 hs - Churrasco de confraternização entre os inscritos.

Dia 30 Domingo
14:00 hs - Largada das regatas do dia.
18:00 hs - Entrega dos premios simbolicos.

REGRAS:

- As regatas serão com percurso em M (fixado no quadro de avisos) podendo ser modificado para o 8, conforme a criterio da CR.
- Não poderão ser usadas pranchas com mais de 80 cm de largura, exceto os velejadores inscritos na categoria FÓRMULA.
- Vento mínimo a criterio da CR.
- Serão disputadas um maximo de 7 regatas por dia.

DESCARTES:

Com 4 regatas disputadas podera ser descartado o pior resultado. Com 10 regatas disputadas ou mais, poderá se descartar os 2 piores resultados. O campeonato será validado com apenas 1 regata realizada.

SINALIZAÇAO:

- Bandeira branca hasteada - faltam 4 minutos para a largada
- Bandeira azul hasteada - faltam 2 minutos para a largada
- Bandeira vermelha hasteada - Largada
Toda bandeira será arriada um minuto antes de içar a subsequente.

INSCRIÇÕES:

Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 por velejador.

PREMIAÇÃO:

Serão premiados com brindes de varios patrocinadores :
- os 3 primeiros colocados da categoria OPEN
- os 3 primeiros colocados da categoria ESTREANTES
- as 3 primeiras colocadas da categoria FEMININO
- o primeiro colocado da categoria FORMULA WINDSURF

Participe

Renato Pozolo

Localize-se:

Revistinha de surf Tales from the Tube

Certamente o Rick Griffin deve ter inspirado muitos desenhistas de surf. Repare nos detalhes da capa desta revista. Historinhas de surf com personagens e desenhos criados pelo legendário Rick Griffin. O mesmo Rick foi quem criou o poster do filme com mesmo nome, Tales from de Tube (1975).

24 de nov. de 2008

Degrau

Esta pintura do ilustre Phil Roberts parece ter a intenção de nos mostrar como é o fundo de coral em Teahupoo. A ondulação encontra de repente um fundo razo e se transforma num tubo seco de responsa. Já tinhamos visto aqui no Top Wings uma pintura maravilhosa do Phil Roberts da onda de Teahuppo .

23 de nov. de 2008

Origem do windsurf

Existem controvérsias em relação a origem do windsurf. Algumas linhas de pesquisa sobre o assunto indicam que este esporte teve sua origem em alguma praia da França. Lá tinha um cara fissurado em aventuras que resolveu tentar um velejo com uma prancha a vela. Sei lá, só acredito nesta versão com algum documento. Um relato, livros, evidências. Serve foto?

22 de nov. de 2008

Pranchinha

Que situação! Nessa foto, eu em 1975. Meio da Barra da Tijuca no Rio. O mar estava perfeito. Minha segunda prancha de surf! Uma prancha São Conrado monoquilha pin tail 6' 0" (eu acho). O outline desta prancha era incrível. Olhando de cima não ficava muito claro aonde era o bico e aonde era a rabeta. Adorava este brinquedo. Com esta pranchinha comecei a acertar minhas primeiras batidas. Nesse tempo uma batida na onda era chamada de 'radical'. "Cara, hoje acertei um radical!". Pedro Alvares Cabral, Napoleão Bonaparte, Thomas Edson, Leonardo da Vinci, essa era a galera da época...

21 de nov. de 2008

Animalzinho de estimação

Os donos de animais de estimação têm aquela rotina de dar uma voltinha com o seu bichinho todos os dias. Arejar um pouco, fazer as necessidades, pegar um solzinho. Mas existem aqueles pobres animais, soltos na natureza sem donos. Se for um cachorrinho, um gatinho, um hamsterzinho, adote! Já um leão, javali, tubarão, faz um carinho nele e deixa ele livre. Melhor assim... Cada um no seu quadrado.

20 de nov. de 2008

Vida de inseto

Olhe pelo lado positivo. Viver só por alguns dias, não ser muito inteligente e não ser o maior animal da face da terra.... Mas poder pegar uma carona em qualquer meio de transporte sem ser notado. Alguma vantagem nisso? Olha só a banda que essa Joaninha deu. Foi em 13 de agosto de 2005 em Nova Petrópolis/RS. Passeou desde a rampa até o pouso oficial (pousou bem macio por sinal) e voltou para a região da rampa onde a asa delta foi guardada. Tudo isto sem bater uma asa!

19 de nov. de 2008

Ehlas de novo

Não acredito que você ainda não conhece a revista Ehlas! Uma revista dedicada ao surf feminino com um formato inovador. É eletrônica. Acesse o site Ehlas e confira. Fotos profissionais (algumas se mexem!) videos e assuntos bem interessantes. A foto ao lado é um exemplo, edição #5.

18 de nov. de 2008

Hawaii 5-0

Você que é jovem a mais tempo deve lembrar desta música e desta esquerda havaiana. Um seriado da tv que passava lá pelos anos 70. Os seriados em si, policiais, eram como os que vemos até hoje desta categoria. O mais legal mesmo é a onda que rola na apresentação. Confere no clip a seguir.

17 de nov. de 2008

Gosta de vento?

Faz mais de uma semana que venta TODOS OS DIAS por aqui. Condição perfeita para um velejo de windsurf com velas de 6 a 8, dependendo da hora, do peso do velejador e da sua experiência. Alguns dias meio merrecado, outros momentos de over. Para não quebrar a rotina, olha a previsão do Windguru para Porto Alegre para os próximos dias... Horário de verão! Joga a gravata longe e vem pro Guaíba!

Wave

Estamos na primavera e o verão está se aproximando. Época de ventos e quando a maioria dos mortais entram de férias. Para celebrar a sequência de dias de vento lenha no Lago Guaíba, um filme de momentos de windsurf wave. Neste verão estaremos colocando o equipamento wave nas morras. Se Deus quiser!

16 de nov. de 2008

Troféu Raia 1 de Gemini

Renato Pozolo e o pessoal da Raia 1 organizou neste fim de semana uma competição inusitada. Disponibilizou para a galera 4 pranchas Gemini da Starboard, que são pranchas para uso com duas velas. Os participantes tinham apenas que se equipar e montar sua vela preferida. O vento do quadrante sul variou de intensidade ao longo do evento e foi garantia de diversão para todo mundo, para quem participou competindo ou quem foi conferir o evento. Abaixo um video que fiz com um resumo do promeiro dia da competição.

Vaca!

15 de nov. de 2008

Bede Durbdige Hang Loose Brazil Champion

O australiano Bede Durbdige, segundo colocado no ranking mundial de surf ASP, faturou a etapa Brasil/2008 que foi realizada em Imbituba/SC.

Não adianta, para os gringos o Brasil é sinônimo de sol, praia, mulherada. E até rola umas ondas para um surf...

14 de nov. de 2008

Tales from the tube

A imagem ao lado é o cartaz do filme Tales from the tube. Mais uma pintura do Rick Griffin. Quem tem um pouco mais de anos de surf, talvez se lembre deste filme. Na época em que foi lançado, era o que havia de melhor no mundo dos filmes de surf. Cenas do famoso Gerry Lopez em Pipeline com imagens de dentro dos tubos. Quando falamos sobre tubos aqui no Top Wings, lembramos deste filme. Anos 70.

13 de nov. de 2008

Laure Treboux

A gata fixou uma camera na ponta do seu mastro e invocou algumas manobras num free style de responsa. Belas imagens.

12 de nov. de 2008

Produzida

E de tempos em tempos mais um trabalho da Pamela Neswald aparece por aqui. Neste aí uma surfista estilosa. Brinco, baton, sílios grandes. Uma surfista bem feminina, no estilo da arte da Pamela. Não parece que a moça está dentro de um tubão? Bem tranquila...

11 de nov. de 2008

Tubarões

Os tubarões são sem dúvida um dos animais mais temidos pelos surfistas ou praticantes de esportes no mar. Não queremos que esta espécie, tão importante nos ecosistemas marinhos, seja extinta. Não queremos também que fiquem passeando ao nosso lado, com fome, quando estamos aproveitando as ondas num dia de surf. Mas o que certamento podemos fazer é entender um pouco mais da vida deste peixe. Com isso, além de estarmos nos protejendo, estamos protejendo nosso meio ambiente e o mundo em que vivemos. A sequir, uma sequência de filmes do National Geographic sobre algumas espécies de tubarões. Vai num sushi?

Tubarão Martelo (sai da frente prego)


Tubarão Limão (de galera)


Tubarão Touro (não use prancha vermelha nem tome uma vaca perto dele)


Tubarão Branco (bateu uma fome agora)


Tubarão Lixa (namorando, cenas imprópria para menores)

10 de nov. de 2008

Penteada

Você sabe o que é dar uma penteada numa onda? Nada a ver com pente nem com cabelo. Um surfista com pouco cabelo pode dar uma bela penteada numa onda. Mas para sair a penteada, a onda tem que ser tubular, pelo menos no lip. Numa postagem aqui do Top Wings com o título Surf Sul, tem uma foto minha no Santinho/SC com uma penteada típica. A foto ao lado, também não deixa de ser uma penteada. Ficou bem no moleque esse penteado!

9 de nov. de 2008

Point

Olha só essa pintura do John Severson! Que pico! Um point perfeito com opções de ondas para uma galera. Onde será que fica isto?

8 de nov. de 2008

Surfista Perfeita

Essa aí, não sei o nome... Mas o toque da mão dela derrete prancha de surf...

7 de nov. de 2008

Click

Mais um visual conhecido nosso, capturado pelo Joaquin Mallmann. Onda!

6 de nov. de 2008

Violência total

Acrobacia, em qualquer esporte significa andar no limite. Alguns esportes como o surf, acrobacia se confunde com o próprio esporte. Já windsurf, asa delta ou planadores por exemplo, acrobacia é uma categoria a parte. Neste video, imagens de acrobacias em planadores. Violência total!

5 de nov. de 2008

Todo mundo na boa

Todo mundo dentro da água. Galera bem alimentada, feliz! Maravilha! É só isto que precisamos para ter um astral bacana quando entramos no mar.

4 de nov. de 2008

Dia de surf

Advinha que fez este desenho de surf? Phil Roberts! Claro! Mais uma cena virtual perfeita que lembra momentos da rotina do surf. Nessa aí, pelo carro e pela prancha, algo pelos anos 60. Mas com carros tunados e com o surf de pranchão da galera de hoje em dia, a cena bem que pode ser hoje mesmo em alguma praia ensolarada do Brasil.

3 de nov. de 2008

Shape

Teve uma época no passado que eu shapei (dar forma á prancha, num bloco de poliuretano, antes de revesti-la com fibra de vidro) algumas pranchas de surf. O Geraldo Rinardi das pranchas Bali me ensinou algumas manhas e era ele quem laminava (revestir a prancha de surf com resina sintética e fibra de vidro) as pranchas que shapei em Florianópolis (1979?). Essa aí da foto foi a melhor que fiz. Uma 5' 3", super maroleira, wing swallow, biquilha. Adorava esse chaveirinho! A prancha estava adesivada com o nome Marrocana, loja de roupas que me patrocinava. A onda é uma micro onda na Joaquina. O Geraldo hoje fabrica as pranchas GR em Laguna/SC.

2 de nov. de 2008

Memória

Hoje é Dia de Finados. Um dia para lembrarmos daqueles que conhecemos e que não estão mais aqui ao nosso lado. Já populam outra dimensão que não fazemos a menor idéia de como seja. Todos iremos para lá um dia. É a única coisa que temos certeza ao nascer. Um dia vamos morrer. Que todos os que amamos e que não estão mais pela área, estejam num lugar bem legal. Um parente, um amigo, uma pessoa que gostamos muito. Que Deus os tenha. Enquanto isto, dediquemos aquele tubo, uma onda, qualquer momento legal de nossas vidas para eles. Vamos lembrar de nossos entes queridos que já se foram com coisas boas que nos cercam. Eles merecem!

1 de nov. de 2008

Rolante

Um dia em que um campeonato de asa delta foi cancelado, e deu altos vôos... O lugar era Rolante/RS.